TÉCNICAS APLICADAS NA OTIMIZAÇÃO PARA BUSCADORES (SEO)

Sabe aquela frase: “Se você não está nas buscas orgânicas do Google, você não existe na internet”? A frase é bem forte, mas de fato, não podemos negar que ter sua página nos resultados orgânicos do Google para a principal palavra-chave do seu negócio pode ser a diferença entre ter um site que gera leads e ter um que não alavanca sua empresa. Confira algumas das técnicas de SEO aplicadas pela PR7 em seu site.

  • Estudo de palavras-chave para serem aplicadas no conteúdo do site;

  • Análise dos concorrentes;

  • Criação de perfil do site nos principais canais do Google;

  • Inserção de script do Google Analytics para monitoramento do site;

  • Criação de estratégia de LinkBuilding informando ao cliente como funciona e como ele deve proceder para conseguir melhorar a autoridade de seu domínio perante seus concorrentes;

  • Aplicação de Rich Snippets Site Links informando ao Google os principais site links do seu website:

    Google Rich Snippets Site Links

    Google Rich Snippets Site Links

  • Aplicação de Rich Snippets Local Search.  Apareça nas buscas do Google com informações sobre a localidade do seu negócio:

    Google Rich Snippets Local Search

    Google Rich Snippets Local Search

  • Configuração de Google Rich Snippets Reviews, ou avaliações. É uma forma dos usuários avaliarem um determinado produto, serviço específico, etc. Eles são ótimos para aumentar a taxa de conversão de um site, pois têm como função principal passar credibilidade para o produto/serviço. Além disso, os reviews são uma ótima forma de destacar seu site nos resultados das SERPS:

    Google Rich Snippets Reviews

    Google Rich Snippets Reviews

  • Configuração de reescrita de URL para criação de URLs amigáveis;

  • Configuração do site no Search Console (Webmaster Tools) para envio das URLs solicitando indexação das páginas;

  • Aplicação das palavras-chave no título e descrição nas principais páginas;

  • Análise das URLs das principais páginas;

  • Análise de quantidade de palavras das principais páginas do site;

  • Estruturação de links internos;

  • Compactação das imagens;

  • Adição do atributo ALT nas imagens (seguindo orientações das palavras-chave e usando semântica);

  • Avaliação da tag SRC das imagens (seguindo orientações das palavras-chave e usando semântica);

  • Combinação de arquivos de estilo e interação (CSS e JavaScript);

  • Compactação dos códigos: HTML, JavaScript e CSS;

  • Padronização de FAVICON para buscadores (.ico e .png);

  • Criação de perfil Open Graph para Facebook e Twiiter com título e descrição usando as palavras-chave;

  • Instalação de SITE SEGURO (HTTPS) com chave de troca Diffie-Hellman de 2048 bits (Clase A+);

  • Criação de SITEMAP.XML e envio para os buscadores Google, Bing e Yahoo;

  • Criação de GEO-SITEMAP.XML e envio para os buscadores Google, Bing e Yahoo;

  • Criação de arquivo ROBOTS.TXT para os robôs de indexação;

  • Habilitação de CACHE nos navegadores;

  • Resolução de problema de URL CANONICAL;

  • Rastreamento e conserto de BROKEN LINKS;

  • Resolução de problemas de E-MAIL PRIVACY;

  • Definição de CODIFICAÇÃO DE CARACTER (ENCODING);

  • Configuração de IP CANONICAL (necessita de IP FIXO);

  • Configuração de redirecionamento WWW para NÃO WWW ou NÃO WWW para WWW;

  • Configuração de redirecionamento ENDEREÇO IP (IP CANONICAL) para página principal do site (necessita ter um endereço IP dedicado ao site);

  • Habilitação de compressão GZIP (no servidor web onde o site está hospedado, necessita acesso Root);

  • Acompanhamento e análise das regras aplicadas durante o período do contrato.

A otimização para buscadores é uma área onde as mudanças de estratégias são uma constante, já que os algoritmos dos buscadores não param de mudar. O período para analisar e aplicar essas regras de SEO não é curto, e os resultados começam a aparecer dentro de 4 a 6 meses depois de aplicadas. Sabendo que mais de 70% dos usuários de internet preferem os resultados das buscas orgânicas, deixar seu site fora dessa estatística pode ser determinante para o sucesso de seu negócio na internet.

Os benefícios de se ter um site otimizado para buscadores vai além de aparecer nas buscas orgânicas dos principais navegadores, um site com SEO é mais bem visto pelos buscadores em suas campanhas pagas e no leilão que são feitos para mostrar um anúncio, os sites com SEO aparecem mais vezes e pagam valores menores nos cliques.

Um site com SEO, tendo bom conteúdo, associado com uma estratégia de Marketing Digital direcionando o tráfego para o site, fará com que os algorítimos dos buscadores identifiquem que seu site tem potencial, e com isso, a relevância de seu site aumenta e seu site começa a aparecer nas buscas orgânicas.

NOTA

É de extrema importância e está intimamente ligado ao S.E.O ter uma hospedagem seguindo os critérios relacionados abaixo:

1º- HOSPEDAR O SITE EM DATA CENTER NO BRASIL

Quando o site está hospedado em um Data Center fora do país, as requisições entre os visitantes e o site tem uma LATÊNCIA maior. Isso torna a velocidade de carregamento mais lenta, fazendo os visitantes perderem o interesse pelo site.

2º- HOSPEDAR O SITE EM UM SERVIDOR DEDICADO OU UM VPS COM ENDEREÇO IP FIXO

Além dos recursos do servidor web serem dedicados somente para o seu site, resolvemos o problema de IP Canonical (que é uma das regras de SEO).

Exemplo:

Se você digitar o endereço IP do servidor web onde está hospedado o site da PR7 (191.96.20.124) no seu navegador, você será redirecionado para o site da PR7.

5º- UTILIZAÇÃO DE CDN (CONTENT DELIVERY NETWORK)

CDN (Content Delivery Network) nada mais é do que replicar o conteúdo do site para vários servidores com o intuito de diminuir a carga do servidor nos períodos de maior tráfego do site. Além disso, contratando um bom serviço de CDN você ganha painel de análise e proteções como WAF, Anti-DoS e Anti-DDoS.

3º- ROTINA DE BACKUPS DIÁRIOS

Nenhum site está livre de ser atacado por hackers, infelizmente isso é algo muito recorrente nos dias de hoje. Ter uma rotina de backup dos arquivos e bancos de dados gera mais uma camada de proteção para o seu site.

4º- RASTREAMENTO DIÁRIO DE VÍRUS E MALWARES NOS ARQUIVOS PÚBLICOS DO SITE.

Ter um sistema de rastreamento diário de vírus e malwares no site da sua empresa é uma outra importante camada de proteção, além de evitar que o site seja banido pelos buscadores por problemas de vírus.

Atualmente a Hospedagem é um dos maiores gargalos de problemas de SEO, pouco adianta você otimizar o site para buscadores se você não tiver uma hospedagem otimizada para o seu site.

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